Acompanhe também

Destaques

Serviço de Armamento e Tiro (SAT) – Você sabe o que é?

APF Rodrigo Costa – Chefe do SAT/ANP

O Policial Federal tem um importante papel, cujo dever é de combater a criminalidade, fazendo o uso da arma de fogo, sua principal ferramenta de trabalho. Com efeito, todo policial federal deve estar habilitado por meio do treinamento adequado para operar as diferentes armas de fogo de dotação da Polícia Federal. 

Imprescindível, portanto, o papel do Serviço de Armamento e Tiro – SAT que possui a incumbência e a responsabilidade de promover o ensino e o treinamento adequado para os servidores policiais da Polícia Federal, mantendo-os aptos durante toda sua vida profissional através do treinamento continuado de armamento e tiro regularmente ofertado. Esses treinamentos são promovidos pelos professores formados pelo SAT, os quais são lotados nas diversas unidades espalhadas pelo Brasil. 

Atribui-se também ao Serviço de Armamento e Tiro – SAT, além do ensino e do treinamento de tiro, a promoção de estudos doutrinários, emissão de pareceres técnicos, coleta e análise de dados estatísticos, realização de pesquisas e assessoria das unidades sempre que solicitado na temática de Armamento e Tiro (IN n.º 13/2005 – art.141). 

O Serviço de Armamento e Tiro – SAT está situado na Academia Nacional de Polícia – ANP e é subordinado à Divisão de Ensino Operacional (DEOP), que por sua vez é subordinada a Coordenação de Ensino (COEN).

Denota-se, portanto, a tamanha importância do Serviço de Armamento e Tiro – SAT tanto para a Polícia Federal, enquanto instituição, como para o policial federal enquanto indivíduo. Sendo que o compromisso do SAT não se finda ao término do curso de formação profissional, mas permanece de forma perene acompanhando o policial durante toda sua vida funcional, até mesmo em sua aposentadoria.

 

Competência e Atribuições 

 

Segundo o artigo 141 da Instrução Normativa n° 013/2005 compete ao Serviço de Armamento e Tiro – SAT

  1. Planejar, coordenar, controlar, orientar e promover a execução das atividades de ensino referentes às disciplinas de Armamento e Tiro; 
  2. Promover estudos e pesquisas, objetivando atualizar formas e ambientes de aprendizagem nas disciplinas correlatas a sua área de atuação; 
  3. Elaborar estudos específicos para aquisição de equipamentos, armamentos e munições, quando solicitado; 
  4. Assessorar as unidades centrais e descentralizadas na implantação e execução das atividades da sua área de atuação, quando solicitado; 
  5. Controlar e zelar pelos equipamentos, armamentos, munições e demais bens materiais; 
  6. Manter a equipe de profissionais de Armamento e Tiro atualizada e treinada em seus fundamentos; 
  7. Efetuar a recarga de munições
  8. Coletar, analisar e consolidar os dados estatísticos referentes as suas atividades específicas. 

Além dessas atribuições, cabe ressaltar que ao Serviço de Armamento e Tiro – SAT compete formar e capacitar Professores de Armamento e Tiro, bem como estabelecer as diretrizes doutrinárias para o treinamento do efetivo policial na disciplina de Armamento e Tiro, conforme estabelecido na Portaria Nº 15.432-DG/PF, de 19 de agosto de 2021, a qual disciplina o treinamento operacional continuado. 

Compete ainda ao Serviço de Armamento e Tiro – SAT coordenar os trabalhos dos Grupos de Treinamento Operacional (GTO) nas Superintendências Regionais, uma vez que estes são doutrinariamente subordinados ao SAT, no tocante às atividades de Armamento e Tiro, no conforme art. 2°, inciso II, da Portaria Nº 15.432-DG/PF. 

Do mesmo modo, é incumbência do Serviço de Armamento e Tiro – SAT definir as diretrizes técnicas para os Gestores de Armamentos e equipamentos táticos (GAT) das Superintendências Regionais, segundo art. 1°, inciso II, da Portaria Nº 15.431-DG/PF. 

Para além dessas atribuições doutrinárias, cabe ao SAT prestar auxílio à Comissão Nacional de Credenciamento de Instrutor de Armamento e Tiro (CONAT) para organização e realização dos Processos de Credenciamento de Instrutores de Armamento e Tiro pelo Brasil. 

O Serviço de Armamento e Tiro – SAT se orgulha de todas as suas atribuições e pela excelência no desempenho de seu trabalho se tornou referência perante as demais instituições de segurança pública do país e do mundo.

 

Colaborador:  APF Rodrigo Costa
CHEFE DO SAT/ANP

Continuar lendo
Quero deixar uma mensagem

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade