“A campanha Stop the Bleed ® é uma iniciativa do Colégio Americano de Cirurgiões, do Departamento de Defesa dos EUA e do Consenso Hartford 2013 visando capacitar pessoas para a intervenção precoce em situações de traumatismo envolvendo a ocorrência de sangramentos, assim possibilitando a sua pronta estabilização antes da chegada do socorro especializado e, conseqüentemente, salvando mais vidas.
Objetivo Stop The Bleed
Habilitar pessoas de todas as áreas a reconhecer a presença de sangramento maciço e a controlá-lo, bem como corretamente aplicar os recursos indicados para a contenção da hemorragia (curativo compressivo, agentes hemostáticos, uso de torniquete), efetuando o atendimento inicial em tempo hábil e objetivando garantir a sobrevivência até a chegada do socorro.
O curso tem carga horária total de 4 horas, divididas entre conteúdo teórico e prático, que envolverá a utilização de torniquetes homologados e simuladores de sangramento para a prática adequada dos curativos compressivos. A certificação do curso é validada internacionalmente.
A instrução ficará ao encargo da Dra. Sabrina Picolli, médica cirurgiã-geral e pediátrica, com ampla experiência no atendimento de urgências e emergências traumáticas.
Instrutora Sabrina Picolli
Instrutora Advanced Trauma Life Support® (ID 402263)
Colégio Americano de Cirurgiões até 2021
Instrutora Stop the Bleed ® (ID 806005).
Conclusão
Considerando-se a escalada da violência urbana, bem como as ocorrências freqüentes de incidentes envolvendo os mais diversos cenários, assim como as limitações dos serviços de urgência em estarem prontamente disponíveis nos locais onde a ocorrência de acidentes e incidentes possam ocorrer, torna-se primordial que cada vez mais pessoas estejam treinadas a executar manobras básicas, porém preciosas, para preservar a vida. Sendo a hemorragia a principal causa de morte nestes cenários, uma pessoa habilitada imediatamente disponível em cena poderá fazer toda a diferença, possibilitando que a vítima seja mantida com vida até a chegada do socorro e a instituição do tratamento definitivo de suas lesões, o que, de qualquer outra forma, poderia significar um desfecho bem mais sombrio.