Acompanhe também

Fundamentos do Tiro

Benefícios dos Aspectos Psicológicos para a Prática de Tiro Esportivo:

Quando um atleta se prepara para uma competição esportiva, além da técnica que desenvolve para aperfeiçoar suas habilidades na modalidade do esporte escolhido, o atleta naturalmente vai preparar seu corpo para um desempenho completo, principalmente nas performances de alto rendimento. O corpo humano é uma preciosidade incomparável, o seu funcionamento é integral, corpo e mente se complementam para executar ações que mesmo quando desconhecidas, mas se treinadas e preparadas emocionalmente se revelam fortes e com uma facilidade que antes não era previsto.

Treino físico é inerente ao desempenho esportivo, assim como sua capacidade psicológica para desempenhar com precisão toda sua carga corporal. Aliás, a neurociência dia após dia comprova, o quanto a alta capacidade emocional do indivíduo o prepara para alcançar os objetivos mais desafiadores.

No tiro esportivo os aspectos psicológicos são essenciais, pois aumentam significativamente a capacidade de concentração e foco proporcionando uma atenção sustentada que permite manter a atenção por longos períodos, favorecendo a precisão no tiro e auxilia na habilidade de ignorar distrações externas. Favorece o controle emocional que ajuda a gerenciar a ansiedade e o estresse, mantendo a calma e proporcionando o agir sob pressão, principalmente em momentos decisivos. Outro fator importante dos aspectos psicológicos é o desenvolvimento da autoconfiança, instiga a capacidade de acreditar no próprio potencial através de treinos mentais, alimenta a motivação ajudando os atletas a se comprometerem com a prática e a superarem obstáculos. Isso atrai pensamentos positivos, visualizar atuações perfeitas e ir em busca do melhor desempenho.

Fatores cognitivos também são altamente observáveis quando o atleta se prepara de forma integrada e com suporte emocional adequado, sua visão do todo fica mais aguçada e permite planejar novas estratégias de ação o que facilita a ação motora ficando mais precisa e segura.

E como um dos melhores benefícios que o preparo psicológico pode favorecer é a capacidade de ser resiliente, para se recuperar rapidamente de um erro e não deixar que afete os próximos passos na competição, produzir persistência para manter a motivação e alcançar o sucesso a longo prazo.

 A integração do treinamento psicológico com o físico e técnico é essencial para maximizar o desempenho no tiro esportivo.

Psicóloga Marcela Delgado – CRP:08/07191

Credenciada na Polícia Federal há 15 anos

Continuar lendo
Quero deixar uma mensagem

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade