Destaques

Integração entre forças de segurança, tecnologia e cooperação internacional marca abertura do COP International 2026

São Paulo, 11 de agosto de 2026 – A integração entre as diferentes forças de segurança, a transformação tecnológica e a cooperação entre instituições públicas e iniciativa privada marcaram a abertura da sexta edição do COP International, realizada nesta terça-feira (11), no São Paulo Expo, em São Paulo. Reunindo autoridades dos governos federal, estadual e municipal, comandantes das polícias, representantes do sistema penitenciário, especialistas e lideranças internacionais, o evento propõe três dias de discussões sobre os desafios atuais da segurança pública e os caminhos para tornar a atuação do Estado mais integrada, eficiente e preparada para o futuro.

A solenidade reuniu representantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Fundo Nacional de Segurança Pública, secretarias estaduais, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Técnico-Científica, sistema penitenciário, Corpos de Bombeiros e entidades nacionais que representam as forças de segurança. Entre os participantes estavam Anchieta Nery, diretor de Operações Integradas e Inteligência da Senasp/MJSP; Camilla Pintarelli, diretora de Gestão do Fundo Nacional de Segurança Pública; Jean Nunes, secretário de Segurança Pública da Paraíba e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (CONSESP); coronel Renato dos Anjos Garnes, comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul e presidente do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das Polícias Militares (CNCG); coronel Fabiano de Souza, presidente da LIGABOM; Márcio Gutierrez, presidente do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil (CONCPC); Helton Edi Xavier, presidente do CONSEJ; Júlio Torres, presidente do Conselho Nacional de Dirigentes de Polícia Científica (CONDPC); Osvaldo Nico Gonçalves, representando o governador Tarcísio de Freitas; Artur Dian, delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo; e Glauce Anselmo Cavalli, comandante-geral da Polícia Militar de São Paulo. A abertura foi conduzida por João Sansone, presidente executivo do COP International.

A diversidade de instituições representadas sintetiza um dos principais objetivos do COP International: criar um ambiente de conexão estratégica entre governos, forças de segurança, indústria, especialistas e formuladores de políticas públicas. A proposta é aproximar quem define políticas e administra recursos de quem atua diretamente nas operações e de quem desenvolve as tecnologias e soluções utilizadas no setor.

Integração como estratégia para a segurança pública

Para Anchieta Nery, diretor de Operações Integradas e Inteligência da Senasp/MJSP, a aproximação entre diferentes atores é um dos principais ativos do encontro.

“O maior valor dessa feira reside também no maior valor para qualquer instituição: as pessoas. Aqui se reúnem as mais variadas instituições policiais, fabricantes de equipamentos e tecnologia, representantes comerciais, mas que têm mais valor quando avançam em colaboração”, relata.

Na avaliação de Nery, o encontro permite que representantes de diferentes instituições compartilhem experiências, avaliem práticas que já apresentam resultados e discutam o que precisa ser aperfeiçoado, com participação conjunta de poder público, setor privado e sociedade.

A diretora de Gestão do Fundo Nacional de Segurança Pública, Camilla Pintarelli, destacou a importância do COP para aproximar tecnologia, gestão e investimentos das necessidades concretas da segurança pública.

Camilla também ressaltou que, durante os três dias de COP, o espaço recebe o encontro anual das redes interfederativas do Fundo Nacional de Segurança Pública, com representantes de diferentes regiões do país envolvidos em discussões sobre planejamento, orçamento, contratações, logística e transferência de recursos.

Para Jean Nunes, presidente do CONSESP, a presença simultânea de órgãos públicos, entidades representativas e empresas cria oportunidades de cooperação que ultrapassam os limites de cada instituição.

“É uma grande oportunidade de interação, principalmente com os parceiros do Ministério da Justiça, dos nossos colegiados e de todos os órgãos operativos da segurança. As empresas que aqui estão também fazem seu papel, apresentando oportunidades de aquisição de serviços e soluções”, ressalta Nunes.

Parceria internacional amplia alcance do COP

A abertura também marcou um novo capítulo na aproximação do COP com a International Association of Chiefs of Police (IACP), uma das principais organizações internacionais voltadas à liderança policial. David Rausch, presidente da entidade, participou da solenidade e destacou a parceria com o Brasil. “É uma grande honra estar com vocês aqui hoje. Estamos muito felizes e gratos pela parceria com o Brasil e ansiosos pelas próximas parcerias e colaborações que vão seguir”, afirma.

Na programação desta terça-feira, Rausch também participa da assinatura de um termo de cooperação entre a IACP e o COP International, ao lado de João Sansone e do major William Miller, coordenador do escritório da IACP para a América do Sul. O executivo apresenta ainda uma palestra sobre Tecnologia e Gestão no Âmbito da Segurança Pública.

A presença internacional reforça a proposta do COP de ampliar o intercâmbio de experiências e aproximar o debate brasileiro de práticas desenvolvidas em outros mercados. O evento se apresenta como uma plataforma de inovação e conexão estratégica na América Latina, reunindo governos, forças de segurança, indústria e formuladores de políticas públicas.

Entre as autoridades presentes, estava a coronel Glauce Anselmo Cavalli. Atual comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, ela é a primeira mulher a ocupar o comando da corporação em quase 200 anos de história. Glauce assumiu o posto em abril deste ano, após mais de três décadas de carreira na instituição.

No COP, a comandante-geral destacou o papel do congresso como ponto de encontro entre os profissionais que atuam diretamente na segurança pública e as novas tecnologias desenvolvidas para apoiar as operações. “O congresso se consagrou como uma grande oportunidade de encontro dos aplicadores de segurança pública, seja pelos painéis, com temas relevantes de estudo, seja pela proximidade com novas tecnologias, novos equipamentos e novas soluções de todas as forças policiais.”

A participação de Glauce também se conecta a um dos debates da programação desta terça-feira: o painel “Mulheres na Segurança Pública”, que reúne lideranças femininas de diferentes instituições para discutir a presença e a atuação das mulheres no setor.

DTECH aproxima tecnologia das necessidades da linha de frente

A agenda do COP se estende para além dos painéis institucionais. Um dos principais espaços da edição 2026 é o DTECH, congresso realizado dentro do COP e dedicado à tecnologia aplicada à defesa e ao poder público.

Com participação de tomadores de decisão, especialistas, forças de segurança e empresas de tecnologia, o DTECH foi estruturado para discutir inteligência artificial, dados, inteligência investigativa, integração, interoperabilidade, defesa digital, cibersegurança e parcerias público-privadas. A proposta é aproximar inovação e operação, com apresentação de casos e discussões conectadas às necessidades concretas do poder público.

A programação do DTECH inclui a palestra magna “Gestão da Informação e Tratamento de Dados na Segurança Pública”, além de debates sobre inteligência policial e enfrentamento ao crime organizado. David Rausch e Anchieta Nery estão entre os participantes da agenda.

COMABE discute gestão de material bélico nas Polícias Militares

Nos dias 12 e 13 de agosto, o COP também recebe a COMABE – Câmara Técnica dos Oficiais de Material Bélico, encontro nacional dedicado à discussão técnica, estratégica e institucional da gestão de materiais bélicos nas Polícias Militares brasileiras.

A programação inclui discussões sobre o papel estratégico da gestão de material bélico na segurança pública militar, sistemas de comunicação, armas de fogo, uniformes e equipamentos, além da apresentação de tecnologias e soluções voltadas às operações policiais.

Um espaço para conectar decisão, operação e inovação

Ao longo de três dias, o COP International concentra no São Paulo Expo representantes de diferentes elos da cadeia de segurança pública. A programação oficial inclui encontros institucionais, debates técnicos, palestras, apresentações de tecnologia e reuniões de entidades representativas nacionais, criando um ambiente de intercâmbio entre diferentes áreas e níveis de atuação.

A combinação entre o COP, o DTECH e a COMABE evidencia a amplitude da agenda do evento: de decisões estratégicas e políticas públicas à inteligência, tecnologia e gestão dos recursos utilizados diretamente pelas forças de segurança.

Para João Sansone, a presença das principais lideranças da segurança pública e de representantes da indústria e da tecnologia reforça a vocação do evento como espaço de conexão.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile