0
0
0
s2smodern

Bolsonaro assina decreto sobre posse, porte e importação de armas, no Palácio do Planalto, na terça-feira (7) — Foto: Marcos Corrêa/PR

O decreto 9785/2019 foi assinado pelo presidente Jair Bolsonaro, nesta terça-feira (07/05/2019), em uma cerimônia no Palácio do Planalto. Um dos pontos mais esperados foi a flexibilização do Porte de Arma. A comprovação de efetiva necessidade será entendida como cumprida para CACs e outras categorias. Segue um breve resumo com as principais mudanças:

 

ARMA DE FOGO DE USO PERMITIDO - Art. 2

É considerado de uso permitido armas portáteis que atinjam até 1620 JOULES, ou seja, calibres comuns como .45 ACP, .40 S&W, 9mm luger, .357 Mag e .44 Mag.

 

DOS SISTEMAS DE CONTROLE DE ARMAS DE FOGO - Art. 8

Os dados do SIGMA e do SINARM deverão ser compartilhados entre o Comando do Exército e Polícia Federal em até um ano.

 

VALIDADE DO CR - Art. 11, § 5º

O Certificado de Registro (CR) de Colecionador, Atirador e Caçador e de Pessoa Jurídica, expedido pelo Comando do Exército, terá validade de 10 anos.

 

MENORES NO TIRO ESPORTIVO

A prática de tiro esportivo por menores de idade pode ser autorizada somente por um dos responsáveis legais, ou seja, não é mais necessário uma autorização judicial. 

A frequência continua ocorrendo em local autorizado pelo Comando do Exército, a arma utilizada é da entidade de desporto ou do responsável e o menor precisa sempre estar acompanhado.

 

GUIA DE TRÁFEGO (SIGMA) - Art. 36 

Fica assegurada a emissão gratuita da Guia de Tráfego no sítio eletrônico do Comando do Exército.

A expedição e a renovação do Certificado de Registro de Colecionador, Atirador e Caçador e os registros de propriedade de armas de fogo, as transferências, o lançamento e a alteração de dados no Sigma serão realizados diretamente no Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados das Organizações Militares, de forma descentralizada, em cada Região Militar.

 

MUNIÇÕES - Art. 19

A aquisição de munição ou insumos para recarga ficará condicionada apenas à apresentação pelo adquirente de documento de identificação válido e do Certificado de Registro de arma de fogo no SINARM ou SIGMA.

-> Limite de 1.000 munições para calibre restrito para civis que tenham arma registrada no SINARM;

-> Limite de 5.000 munições por ano para calibre permitido para civis que tenham arma registrada no SINARM;

-> Atiradores, Colecionadores e Caçadores não tem mais limite na aquisição de munição;

 

PORTE DE ARMA DE FOGO - Art. 20

Expedido pela Polícia Federal, o porte tem validade no território nacional e vale pra qualquer arma com registro válido no SIGMA ou SINARM.

O porte é uma concessão e direito pessoal, não está mais relacionado a uma arma específica.

Critérios objetivos foram definidos e para algumas categorias a efetiva necessidade será considerada para CACs (colecionadores, atiradores e caçadores), caminhoneiros, dirigentes de clube de tiro, proprietários de comércio de armas de fogo, proprietário rural, entre outros.

§ 8º Será concedido porte de arma de fogo aos integrantes das entidades de desporto legalmente constituídas cujas atividades esportivas demandem o uso de armas de fogo, nos termos do disposto no inciso IX do caput do art. 6º da Lei nº 10.826, de 2003.

 

PORTE DE TRÂNSITO - Art. 36 § 3º

Os colecionadores, atiradores e caçadores podem portar uma arma de fogo curta municiada, alimentada e carregada, pertencente ao seu acervo no Sinarm ou Sigma, conforme o caso, sempre que em deslocamento para treinamento ou participação em competições, bastando apresentar o CR o CRAF e a Guia de Tráfego.

 

IMPORTAÇÃO - Art. 46 § 2º

Ficam autorizadas a importar armas de fogo, munições, acessórios e demais produtos controlados, pessoas jurídicas credenciadas no Comando do Exército para comércio.

 

PRAZOS PARA ANÁLISE DE DOCUMENTOS NO EXÉRCITO E SINARM - Art. 64 § 2º

Serão apreciados e julgados no prazo de 60 dias, contado da data de recebimento do requerimento. Caso não sejam apreciados nesse período, serão considerados aprovados.

Por Portal do Tiro


CURSOS PROPOINT

OLGun

PROMOÇÃO EXCLUSIVA

Anuncie Aqui