Acompanhe também

Caça

Durazno: paraíso da caça de campo

{loadposition position-2}Uma aventura nos campos uruguaios em uma das mais belas Modalidades de Caça

Em nossa anual programação de caçadas usualmente deixamos de lado aquela de campo para nos dedicarmos aos “patos” e às emoções da Caça de banhado. Desta vez, porém, meu filho Guilherme, eu e nosso grupo de amigos decidimos que iríamos experimentar uma nova operação de Caça de campo no Uruguai. Para nós esse país é imbatível em termos de Caça de aves.

{loadposition position-2}Uma aventura nos campos uruguaios em uma das mais belas Modalidades de Caça

Em nossa anual programação de caçadas usualmente deixamos de lado aquela de campo para nos dedicarmos aos “patos” e às emoções da Caça de banhado. Desta vez, porém, meu filho Guilherme, eu e nosso grupo de amigos decidimos que iríamos experimentar uma nova operação de Caça de campo no Uruguai. Para nós esse país é imbatível em termos de Caça de aves.

Ao contrário da Argentina, que se tornou um conhecido destino internacional de Caça há vários anos, o Uruguai ainda está sendo “descoberto” pelos Caçadores internacionais, o que significa pouca pressão de Caça, muitas opções de locais intocados e preços mais acessíveis. Além da maior proximidade com o Brasil. Ou seja, melhor impossível!

Estrutura nota 10

A nova operadora de Caça de Campo escolhida foi a DelSur, empresa que tem como proprietários nosso parceiro, Colaborador de MAGNUM e empresário de turismo de Caça Alvaro Barcellos Mouawad, da ABM Outfitter e seu sócio Juan Jimenez, um conhecido empresário uruguaio do ramo de importação de armas e munições naquele país.

Nosso grupo foi composto por, além de meu filho e eu, os amigos Deputado Federal Sandro Mabel e seu filho Eduardo, o Senador Edison Lobão Filho

uipe de guias e veículos comandada pelo Alvaro e JJ (como é conhecido o Juan Jimenez no meio do Tiro e caçadas) nos esperavam. Dali fomos levados para nossa base de hospedageme os empresários André da Silva, Alexandre Figueiredo e Jairo Gerber.

Após uma confortável viagem, nossa aeronave aterrissou diretamente em uma pista de pouso localizada nas imediações da cidade de Durazno, onde a equipe de guias e veículos comandada pelo Alvaro e JJ (como é conhecido o Juan Jimenez no meio do Tiro e caçadas) nos esperavam. Dali fomos levados para nossa base de hospedagem – a qual posso qualificar como no mínimo excelente. As instalações novas, ultraconfortáveis e finamente decoradas, com certeza agradam ao Caçador mais exigente. Estrutura padrão cinco estrelas! As refeições incluíam entradas como um carpaccio inesquecível, e como carro-chefe, carnes, massas e sobremesas uruguaias sempre memoráveis, além de uma carta de vinhos de fazer inveja a muitos dos bons restaurantes do Brasil.

O Uruguai é um país privilegiado em termos de Natureza e de Caça Esportiva: devido às condições geográficas inigualáveis e de clima, permite a prática de duas modalidades distintas de Caça de pena: a de banhado e a de campo, ou seja, patos e codornas. Além das características dos animais de Caça, as excursões se desenrolam em lugares sempre bonitos, sem o incômodo de insetos, ameaça de répteis e sob um friozinho, na maioria das vezes, gostoso. O Esporte da Caça tem uma tradição antiga no Uruguai; e sua população entende a Caça como uma atividade que faz parte de seu país, respeitando o Esporte e os Caçadores.

É mesmo muito fácil para o turista levar sua própria arma de Caça e entrar no Uruguai com a mesma. Tudo com pouca burocracia e sem nenhum estresse. Uma beleza! No nosso caso, por uma questão de conforto e facilidade, optamos por utilizarmos as novas Berettas 3901 semiautomáticas recentemente importadas por Alvaro e JJ para uso de seus clientes Caçadores.

 

Campos a perder de vista

A temporada de Caça de campo de codornas no Uruguai se inicia no dia primeiro de maio e vai até o fim de julho. As cotas estabelecidas para abate são de vinte codornas. Afora as codornas, outra espécie muito abundante nos campos uruguaios da região de Durazno é a lebre europeia, com cota de abate ilimitada. Em nossa caçada, grande quantidade de lebres foi “levantada” por nossos cães e várias foram parar em nosso pindurico!

Um fator digno de nota foi a qualidade e treinamento primoroso dos cães de aponte empregados na nossa caçada. O perdigueiro é peça fundamental na caçada de campo e seu desempenho já constitui emocionante espetáculo.
Os cães disponibilizados, sempre com o constante acompanhamento de seus treinadores e guias, foram um show à parte. Me encantei em especial com um Bretão Espanhol de nome “Bouchon” (os cães vieram todos da França; e com alguns deles o guia Gustavo dava os comando em francês) que demonstrou um faro e habilidade fantásticos.

Para quem não tem muita experiência neste tipo de caçada, umas poucas dicas: não esquecer de levar um pindurico para carregar as peças abatidas ou um colete com bolsa. Botas de cano longo são um item indispensável, pois sempre se encontram pequenos riachos e arroios para atravessar. Considerar seriamente o inverno uruguaio e se preparar com roupas pesadas e abrigos impermeáveis.

Durante nossos três dias de caçadas tivemos a oportunidade de visitar belos locais, em diversa fazendas de acesso exclusivo da empresa, onde a abundância de codornas e outras espécies cinegéticas nos impressionou. E como sempre os bons (e os maus) tiros foram motivos de muitas conversas e risadas todas as noites em torno de uma boa mesa de jantar enquanto suculentos cortes de “asado de tiras” (costelas finas) e “bifes de chorizo” (miolo do contrafilé) eram assados no sempre presente fogo da grande “parrilla” (típica grelha uruguaia). Tudo acompanhado sempre por um bom vinho!

Ao longo dos anos, tem sido um renovar de experiências inesquecíveis as nossas caçadas no Uruguai. É uma herança preciosa recebida de nossos antepassados, que temos cultivado com grande paixão e que pretendemos legar, intacta, aos nossos descendentes. É preciso que o Brasil volte a cultivar essa tradição que, longe de ser ameaça à fauna, se constitui em instrumento de proteção, utilizado em todo o mundo desenvolvido. Esse deve ser o caminho para nosso país!

{igallery id=303|cid=27|pid=1|type=category|children=0|addlinks=0|tags=|limit=0}

DICAS DE VIAGEM

Localização
A caçada se realiza no Uruguai na região de Durazno e Flores, a aproximadamente 180 quilômetros de Montevideo.

Como chegar
Existem vários voos do Brasil a Montevideo, Uruguay. De Montevideo a empresa pode providenciar o transporte por van; ou os próprios Caçadores alugam um carro no aeroporto de Montevideo. Outra opção é partir de carro via Porto Alegre. São apenas 810 quilômetros desde a capital gaúcha até Durazno.

Quando ir
A temporada de Caça de campo no Uruguai vai do dia 01 de Maio a 31 de Julho.

Passeios e Lazer
Na cidade de Durazno pode-se aproveitar o tradicional comércio local, com ênfase nos artigos de couro e lã.

Reservas e Informações
Informações e reservas podem ser obtidas e efetuadas através do site da empresa ABM HUNTING OUTFITTER (www.abmoutfitter.com) e pelo e-mail abm@abmoutfitter.com

 

Por Salesio Nuhs

Fonte: Revista Magum

 

Continuar lendo
2 Comments

2 Comments

  1. Lidenor de Freitas Façanha Jr

    14 de novembro de 2021 at 16:00

    Quero saber o custo p uma caçada de perdiz e época,por caçador?

  2. Jamir

    15 de fevereiro de 2022 at 23:01

    Favor entrar em contato

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade