0
0
0
s2sdefault

Colt CLR M2012 / Sightron SIII 3 / Clube de Tiro de Monte Alto - CTMA

João Trevizoli– atleta da modalidade F-Class e Coordenador de Tiro de Precisão do Clube de Tiro de Monte Alto - CTMA, compartilha com o Portal do Tiro um pouco sobre seu conhecimento e experiência no Tiro de Precisão de longa distância.

 

Portal do Tiro Um Atirador de Precisão, tanto o Caçador, Atirador e Colecionador – CAC quanto o Policial, precisa de requisitos mínimos para conseguir desenvolver um bom desempenho no Tiro de Precisão de longa distância. Quais são eles?

João Trevizoli – Para um esportista/militar conseguir bons resultados são necessários 3 pilares: treino, estudo e equipamento. 

No tiro de longa distância o controle de variáveis é fator, pois os efeitos das variáveis que dirigem a precisão e acurácia são super dimensionados. O atirador precisa ter acesso a um rifle relativamente preciso, uma luneta com suas torres de clicágem confiáveis, repetíveis e de preferência expostas além de munições precisas, com baixos coeficientes de variação e baixos desvios de velocidade.

O atirador precisa também conhecer muito bem seu equipamento, as velocidades dos seus projéteis e ter em mãos uma tabela ou anotações, que em inglês, chamam de “DOPE” (Data On Previous Engagements) que é o anotar do comportamento e das regulagens necessárias para o seu equipamento nas diversas situações e a construção de uma tabela balística em que o atirador sabe o numero de unidades angulares que seus projeteis variam conforme a distância, ângulo, altitude e localização geográfica do tiro.

 

Portal do Tiro  Qual o calibre, funcionamento da arma longa e modalidade é recomendado para iniciar no Tiro de Precisão de longa distância?

João Trevizoli – Para nós Brasileiros o ideal é usarmos o que temos prontamente disponível no mercado interno, sendo então o calibre .308 Winchester o mais indicado.

As armas de repetição tendem a ser mais precisas, rígidas e justas que as semi-automáticas. Os rifles semi-automáticos tem sua ação operada pelos próprios gases dos tiros e precisam de tolerâncias relativamente maiores para que consigam operar confiávelmente, e intrinsecamente pelo seu funcionamento, tendem a ter um trancamento menos rigido e repetível. Portanto tende-se ao uso de armas por ação de ferrolho para o esporte.

No Brasil oficialmente temos apenas o F-Class como modalidade de tiro a maiores distâncias, tendo modalidades nas distâncias de 300, 600 e 900m. Existem outras modalidades, que inclusive chamam muito mais a minha atenção, de tiro de longa distância sendo a que mais cresce no mundo é a PRS ou “Precision Rifle Series”, essa modalidade é o IPSC ou o Tri-Gun do tiro de precisão, em que o atirador dispara em alvos de metal ou papel em séries em que os alvos se encontram em variadas distâncias, na qual o atirador deve engaja-los em diversas posições.

Tenho tentado fazer algo parecido aqui no Brasil, propus uma prova análoga ao PRS em meu Clube de Tiro de Monte Alto - CTMA, para estimular a prática, e quem sabe, trazer a modalidade para o Brasil.

 

Portal do Tiro  Quais são os acessórios imprescindíveis para iniciar em uma modalidade do Tiro de Precisão de longa distância?

João Trevizoli –  Os acessórios são: um rifle de ferrolho (preferencialmente) com uma ação de qualidade e um cano preciso, uma luneta que tenha qualidade igual ou superior ao rifle, um bipé adequado à modalidade e um cronógrafo para que o atirador saiba as velocidades e consiga fazer os cálculos balísticos de sua arma e gerar o seu “DOPE” (Data On Previous Engagements).

 

Portal do Tiro  O que significa preparar um fuzil para o Tiro de Precisão de longa distância? E quais as principais mudanças podem trazer um melhor desempenho?

João Trevizoli  Preparar a arma é modificar todas as peças, componentes ou acessórios que melhorem a precisão da mesma. Seria fazer coisas como o “Blue Printing” da ação, que consiste em garantir que todas as superfícies de contato estejam perfeitamente alinhadas e com o máximo de contato possível, ou seja, a face do ferrolho com a culatra do estojo, os martelos da ação com os seus respectivos recessos, etc.

Blue Printing

Seria por exemplo trocar o cano por um mais preciso, refazer a coroa do rifle, aumentar a rigidez da ação na coronha por meio do processo de “glass bedding” que é o processo de refazer o encaixe da ação na coronha através do uso de resinas ou até mesmo colocar um chassis de alumínio. Seria também o ajuste ou troca de gatilhos, bases, lunetas ou qualquer outro acessório, peça ou parte funcional que facilite com que o atirador tenha mais habilidade de ser preciso.

Glass Bedding

 

Portal do Tiro  Qual é a visada ideal para o Tiro de Precisão?

João Trevizoli – Eu costumo atirar com os dois olhos abertos para que não canse os olhos devido ao longo tempo que passo olhando por dentro da luneta. Para o tiro de precisão é fundamental sempre tentar focar sua visão no retículo e nunca no alvo, assim como no tiro de mira aberta deve-se ter o foco na massa de mira.

 

Portal do Tiro  Qual o melhor sistema de torre se adapta melhor para o Tiro de Precisão em competição esportiva: MOA ou MRAD (TMR)?

João Trevizoli – Ambas são ótimas opções, a única coisa que muda é a unidade de medida. As lunetas graduadas em MOA ou “Minute of Angle”, tem suas unidades de medidas referenciadas em minuto de ângulo, ou seja, cada clique da luneta o retículo move-se uma fração de minuto de ângulo. Essa medida é constante e sua dimensão (por ser uma unidade angular) é relativa a distância da luneta até o alvo. A unidade MOA tem forte correlação com o sistema imperial de medidas, 1 minuto de angulo a 100 jardas é equivalente a 1.047” (arredondando 1”), ou seja, em 91 m cada “MOA” de mudança de elevação ou lateralidade temos no alvo uma mudança do reticulo de aproximadamente 2.54 cm, sendo esta proporcional a distancia (em 200 m ,1 MOA == 2”, 300 m 1MOA == 3” e assim por diante). As lunetas em MRAD ou miliradiano tem um sistema de medida angular extremamente interessante que nos remete ao ensino fundamental. 1 Radiano é a projeção do raio de uma circunferência de um raio r e um arco desta mesma circunferência, portanto um miliradiano é o ângulo formado quando o comprimento do raio é igual a 1/1000 do raio do circulo. O miliradiano é uma unidade adimensional, mas ao contrario do radiano em que a mesma unidade deve ser usada para o raio e o comprimento do arco, o miliradiano precisa de uma razão entre as unidades onde a subtensão é um milésimo do raio. Essa relação angular faz com que as lunetas em Mrad sejam extremamente versáteis e operacionais em qualquer unidade de medida, em que, 1 Mrad é igual a 1/1000 da distancia entre o alvo e a luneta, portanto em uma distancia de 100 m 1 Mrad== 100 m/1000 == 1 cm, ou seja, cada clique muda 1cm em 100 m, 2 cm em 200 m e assim por diante. A escolha da unidade de medida da luneta pode ser feita de acordo com a preferência do atirador, eu utilizo lunetas com ambas as unidades de medida.

 

Portal do Tiro  As munições influenciam na precisão e bons grupamentos na prática do esporte de Tiro ao Alvo. Para quem pretende fazer Recarga de Munição em cartuchos de fuzil, um Manual de Recarga de Munições é o suficiente?

João Trevizoli – Nos tiros de precisão a recarga é um dos principais fatores para que se obtenha bons agrupamentos. Eu não acredito que seja o suficiente pois existem vários outros fatores a serem levados em consideração ao recarregar munições para o tiro de precisão.

É preciso conhecer o passo de raia de seu cano, a distância da base do estojo até a raia e com isso escolher a combinação do projétil / pólvora / comprimento mais adequando para a sua arma. Existem várias técnicas para se encontrar esta combinação como o teste de escada, o teste “OCW” ou “Optimal Charge Weight”, até mesmo variar o peso da pólvora até se encontrar a faixa em que se consegue os melhores grupos. Existem diversos livros e vídeos na internet explicando estas metodologias, porém em sua maioria na língua inglesa.

 

Portal do Tiro  Quais as distâncias que um Clube de Tiro ou Centro de Treinamento precisa oferecer para um treinamento de Tiro de Precisão a longa distância? Qual a maior distância permitida em uma competição?

João Trevizoli – Existem várias modalidades do esporte sendo o F-Class a mais conhecida e praticada no Brasil. Essa modalidade tem categorias que variam de 300 a 1200 m ou jardas, portanto a distância mínima é a de 300 m. Porém esta não é a única modalidade do esporte, temos também o PRS, Palma, F-TR dentre outras em que pode-se atirar até numa distância de 1 milha.

 

Portal do Tiro  Qual sua opinião sobre recorde de distância de 3.540 metros do Atirador de Elite do Canadá? Sorte ou cálculo perfeito?

João Trevizoli – Eu acredito que tenha sido uma mistura de sorte e cálculo pois o atirador de acordo com uma análise que li, ficou sem ajustes na luneta e sem ajustes de retículo, portanto ele teve de fazer este tiro por referência visual e sentimento o que é impossível de se medir (não se da para medir sentimento).

 

Portal do Tiro – Por onde começar o aprendizado sobre o Tiro de Precisão de longa distância? Sabendo que no Brasil não existe livros sobre o assunto, você indica alguma obra traduzida para o português?

João Trevizoli – Infelizmente eu não conheço nenhuma referência bibliográfica em português, porém posso recomendar um excelente livro para iniciantes na língua inglesa chamado Long Range Shooting Handbook do autor Ryam M. Cleckner, acredito que este seja o livro mais completo e de mais fácil entendimento que já li. Ele cobre desde a balística interna e externa as partes funcionais das armas e lunetas até as técnicas de tiro, deixando somente de fora a recarga.

Fora a referência citada acima, temos uma série de canais no YouTube porém, em sua maioria, também em inglês como o Rex Reviews, Johny reloading bench, bolt action reloadingentre outros.

Recentemente, lancei um Canal no Youtube - Plinking John. Um canal todo em português dedicado ao tiro de longa distância e de precisão em que tento traduzir para a nossa realidade e para nossa língua todas estas técnicas disponíveis e bem fundamentadas pela comunidade de tiro de precisão. Inscrevam-se, espero que gostem!

 

 Por Portal do Tiro

 


GUNPASS

Gunpass

PRO ARMAS

LOJA MAHRTE SP

OLGun

DESPACHANTE DE ARMAS - CURITIBA/PR

ANUNCIE AQUI

{loadformmaker 13}