0
0
0
s2smodern

 Lamberto Ramenzoni – atleta da modalidade Fossa Olímpica e um dos responsáveis pelo CCTSP, conta para o Portal do Tiro um pouco sobre sua história e conquistas no Tiro Esportivo

 

Lamberto Ramenzoni

Portal do Tiro: Como o Tiro Esportivo entrou em sua vida? E com que idade?

Comecei com a paixão pelas armas desde pequeno, meu pai tinha uma grande coleção e era um caçador eventual. Aos seis anos de idade, fui ao Pantanal de MS para um acampamento com meu pai e seus amigos só para caçar e pescar. É uma viagem que nunca esqueço...
Aos 8 anos, ganhei um rifle de ar comprimido e aos 11 anos já estava no Clube Paulistano de Tiro (CPT) para atirar de espingarda calibre 12. Naquele tempo, a modalidade predominante era o Tiro ao Pombo, e foi nessa modalidade que aprendi a atirar. Frequentava o clube todos os finais de semana: treinava 50 tiros no sábado e competia aos domingos. Naquela época, não tínhamos muito conhecimento sobre equipamento, me adaptava com o que aparecesse, sendo que, quase sempre, andava com o rosto roxo pelo recoil de armas mal ajustadas.

 

Portal do Tiro: Quais são os títulos nacionais que já conquistou?

Fui campeão brasileiro de Fossa Olímpica por 7 vezes, campeão brasileiro de Tiro ao Voo por 3 vezes e ganhei centenas de campeonatos estaduais. Digo centenas, porque realmente perdi as contas, em 1990 cheguei a ganhar 7 competições seguidas! Acho que é um recorde mundial... (RISOS).

 

Portal do Tiro: Conte um pouco da sua experiência em campeonatos internacionais.

Aos 16 anos, em 1982, participei de minha primeira competição internacional: Mundial de Tiro ao Voo em Madrid, na Espanha. Consagrei-me vice-campeão mundial na Categoria Junior, e campeão absoluto da Copa Presidente, competindo com outros 760 participantes, o que para mim e para todos foi uma surpresa!

A partir de então, participei de 25 campeonatos mundiais de Tiro ao Voo. Fui campeão da Copa Presidente, bicampeão mundial por equipes, vice- campeão mundial individual no Porto (2014), vice-campeão da Copa do Mundo no Porto em 2017, ganhei 2 provas de abono em campeonatos mundiais, duas provas de abono no campeonato da Europa, prova de abono na Copa do Rei (2013) e vários outros troféus internacionais na modalidade.
Conquistei também o vice-campeonato mundial por equipes na Copa do Mundo de Americana/SP, na modalidade Fossa Olímpica e participei de dois Pan Americanos.

 

 

Portal do Tiro: Existe algum patrocínio que contribua para sua participação nesses eventos?

Após meus resultados na Copa do Mundo, a CBC (Companhia Brasileira de Cartuchos) ofereceu um patrocínio de 31.000 cartuchos para os eventos dos próximos 18 meses.

 

Portal do Tiro: Qual foi seu melhor resultado em uma competição? Qual foi o campeonato?

Meu melhor resultado foi 147/150 pratos, por duas vezes na modalidade Fossa Olímpica em Campeonatos Estaduais válidos para o ranking brasileiro.

 

Portal do Tiro: Atualmente, qual a sua modalidade predileta?

Em 1982, comecei a atirar a modalidade olímpica F.O (Fossa Olímpica) e pratico até hoje, para mim é o tiro mais técnico e desafiador. Além da F.O me dedico forte as Hélices e ao Voo na Europa. Este ano debuto no percurso de Caça que me parece apaixonante!

 

Portal do Tiro: Qual sua opinião sobre a Confederação Brasileira de Tiro Esportivo (CBTE) e como ela colabora com seu desempenho?

No Tiro ao Prato Olímpico (F.O.) sempre fui competitivo, desde os 16 anos já competia de igual para igual com os melhores atiradores brasileiros e sempre estive entre os melhores do ranking.
A política me atrapalhou muito, nunca pactuei com as coisas erradas do tipo, rasgar regulamento ou favorecimento de um ou outro atirador. Gosto de fair play e isso sempre me colocou em conflito com as administrações e técnicos. Mas enfim, meus números falam por mim...

 

Portal do Tiro: Qual é a sua arma e os equipamentos utilizados?

Hoje treino no CCTSP com uma espingarda uma Perazzi High Tech. Atirava com Perazzi MX8, mas acabo de mudar. Um upgrade! (RISOS)

No clube, utilizamos equipamento Laporte de última geração (o mesmo lança pratos utilizado nos jogos olímpicos do Rio 2016).

 

Portal do Tiro: Você idealizou um novo projeto dentro do CCTSP. Como as suas referências internacionais foram essenciais para a realização de um projeto diferenciado?

Em 2008, concebi o projeto do novo CCTSP e consegui desenvolve-lo e construir um clube modelo para o mundo. Foi sem apoio financeiro de entidade alguma, apenas de meus sócios que confiaram em mim, o que é muito gratificante!
Hoje atiramos no clube todas as modalidades olímpicas e não olímpicas de tiro ao prato, temos mais de 50 máquinas Laporte e um belo estande de bala de 200m que nos permite o tiro com qualquer arma civil.

Hoje o clube é um orgulho: www.cctsp.com.br

 

Portal do Tiro: O que falta para o Esporte do Tiro ser mais valorizado no Brasil?

Olha, o Brasil passa por uma crise moral e ética, isso se estende a tudo, de governo a empresas a entidades esportivas….
Se quisermos nos desenvolver, precisamos mudar a cultura, que é o que fizemos no CCTSP, e acreditem: É POSSIVEL!

 

Portal do Tiro: Em Junho de 2017 você foi campeão do GP FEDECAT de Tiro ao Voo da Europa, vice-campeão da Copa do Mundo e vice-campeão Europeu por equipes. Como foi a preparação para a conquista desses títulos?

A preparação não tem mistério, muito foco e tiro (RISOS).

 

Portal do Tiro: Existem modalidades em que falta aventurar-se?

Estou iniciando na modalidade Percurso de Caça e almejo grandes resultados, pode esperar para breve...

 

Portal do Tiro: E quais são os próximos desafios em que vamos ter notícias de “Lamberto Ramenzoni”?

No Campeonato Mundial de Hélices que acontece agora em setembro, em Madrid. Em seguida, a Copa Del Rey de Tiro ao Voo, também em setembro, em Madrid.

 

A seguir, alguns dos momentos mais importantes da carreira de nosso atleta Lamberto Ramenzoni:

 


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /var/www/html/portaldotiro.com/web/components/com_igallery/views/category/view.html.php on line 140

Galeria de Fotos - Lamberto Ramenzoni


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /var/www/html/portaldotiro.com/web/components/com_igallery/views/category/tmpl/default_main.php on line 42

 

Aguardem mais novidades sobre Ramenzoni. O Portal do Tiro continua acompanhando!

 

Por Portal do Tiro

 

 


CURSOS PROPOINT

Despachante de Armas

OLGun

Anuncie Aqui