0
0
0
s2smodern

A Polícia Federal disponibiliza uma Cartilha de Armamento e Tiro, elaborada pelo Serviço Nacional de Armas (SINARM) com 28 normas de segurança. O Portal do Tiro comenta a seguir algumas das normas imprescindíveis para evitar acidentes.

• Sempre apontar a arma de fogo para uma direção segura
Carregada e até mesmo descarregada, nunca aponte uma arma para uma pessoa ou objeto que não pretende atingir. Desta forma, um disparo intencional ou acidental não irá causar acidentes. Mantenha o cano sempre voltado para uma direção segura.

• Arma de fogo carregada ou descarregada?
Nunca pergunte se uma arma está carregada ou descarregada, verifique por si só e por mais de uma vez!

• Dedo fora do gatilho
Ao empunhar uma arma de fogo, mantenha seu dedo indicador fora do gatilho para prevenir disparos acidentais. É importante ressaltar que, apesar de grande parte dos acidentes serem causados por descuido humano, existe uma pequena possibilidade da trava de segurança falhar. No caso de um disparo acidental, existe também a possibilidade de um projétil atingir um alvo e mudar de direção, sendo rebatido ou ricocheteado em direções não previstas ou até mesmo, no próprio atirador.

• Utilização de munição adequada
Quando a munição não é compatível com a arma de fogo, ela pode ser danificada e oferecer riscos ao atirador. Nunca utilizar munição velha, ou seja, fora da validade.

• Manutenção da arma de fogo
Manter a arma sempre limpa e, antes de começar, certificar-se de que ela está descarregada!

• Mantenha a arma de fogo em local seguro
Quando a arma não estiver em porte, deixar longe de crianças ou pessoas não habilitadas a manusear. Deixe-a preferencialmente travada e guardada em estojo.

• Superfícies que recebem o impacto
Antes do disparo, prestar atenção nas superfícies que irão receber os tiros! Algumas não são capazes de receber impactos com a máxima segurança e podem ricochetear o projétil em direções não previstas ou até mesmo, no próprio atirador. Não atirar em objetos metálicos, superfícies duras ou planas como a água, por exemplo.

• Responsabilidade de alerta e orientação
O responsável por uma arma de fogo deve alertar e orientar sobre as regras básicas de segurança aos familiares e amigos que também tenham acesso a esse tipo de armamento.

 

*Atualização 12/04/2017

Cartilha de Armamento e Tiro - 2017.pdf — 1021 KB

Anuncie Aqui