0
0
0
s2sdefault

Da esquerda para direita: buckshot/chumbo grosso, birdshot/chumbo fino e slug/balote

1. RUI RODRIGUES - Gostaria de saber como se denomina em português os termos "Buckshot" e "Birdshot"?

Sendo que Buckshot será um calibre superior e provavelmente equivale ao termo português Zagalote, como poderei traduzir "Birdshot".

ZECA MATHIAS – Os termos usados na questão são nomenclaturas que os norte-americanos utilizam para chamar o diâmetro dos bagos de chumbo utilizado em cartuchos de caça, tipo calibre 12, 20, 36, etc. Os gringos separam os bagos de chumbo em três grupos básicos: birdshot (chumbo de pássaro), buckshot (chumbo para animal graúdo) e slug (hard blow, impacto duro, maciço).

No Brasil não temos necessariamente essa nomenclatura, mas também podemos classificar os bagos de chumbo para cartucho em três grupos: chumbo fino (do chumbo 12 até o 1), chumbo grosso (do chumbo T até SG4) e balote ou projétil singular, o equivalente ao slug em inglês. Note que essa explicação acima é bem simplificada, visto o complexo universo das munições para armas longas de alma lisa. 
 
As numerações dos tamanhos de chumbo também são ligeiramente diferentes entre EUA e Brasil. Por aqui temos chumbo 12, 11, 9, 7 ½, 7, 6, 5, 3, 1, T, TTT, SG, SG1, SG4 e balote. Nos EUA a numeração é 10, 9, 8 ½, 8, 7 ½, 7, 6, 5, 5, 3, 2, 1, B, Air, BB, BBB, T, TT, F, FF, #4 buck, #3 buck, #2 buck, #1 buck, #0 buck, #00 buck, #000 buck, tri-ball e slug. Como visto, o padrão norte-americano é mais complexo (ou especializado) que o nosso. O processo de numeração desses bagos de chumbo também segue um padrão arcaico semelhante aos calibres de espingardas: quanto maior a numeração, menor o diâmetro do bago de chumbo. Assim, por exemplo, o nosso chumbo #12 tem 1,25 mm e o chumbo #1 4,0 mm. A partir do chumbo T (5,0 mm), os bagos de chumbo são nomeados por letras e números. Porém, os diâmetros continuam progressivos até o SG4 (8,8 mm), antes de serem monolíticos ou singulares (balotes).
 
Parece ser complicado? Mas é complicado mesmo! Cartuchos são uma das formas mais antigas de munição e guardam na sua evolução muitas normas e conceitos desenvolvidos por países diferentes e situações diferentes. Daí essa aparente complicação.
 

______________________
LEITOR PORTAL DO TIRO
RUI RODRIGUES

_____________________________
COLABORADOR PORTAL DO TIRO
Um dos autores do livro "Manual Prático de Recarga de Munições"
ZECA MATHIAS


GUNPASS

Gunpass

PISTOLA BERETTA M9A3

LOJA MAHRTE

TEES BRAZIL

DESCONTO EXCLUSIVO

OLGun

Revista Magnum

 

 

ANUNCIE AQUI

{loadformmaker 13}