0
0
0
s2smodern

Da esquerda para direita: buckshot/chumbo grosso, birdshot/chumbo fino e slug/balote

1. RUI RODRIGUES - Gostaria de saber como se denomina em português os termos "Buckshot" e "Birdshot"?

Sendo que Buckshot será um calibre superior e provavelmente equivale ao termo português Zagalote, como poderei traduzir "Birdshot".

ZECA MATHIAS – Os termos usados na questão são nomenclaturas que os norte-americanos utilizam para chamar o diâmetro dos bagos de chumbo utilizado em cartuchos de caça, tipo calibre 12, 20, 36, etc. Os gringos separam os bagos de chumbo em três grupos básicos: birdshot (chumbo de pássaro), buckshot (chumbo para animal graúdo) e slug (hard blow, impacto duro, maciço).

No Brasil não temos necessariamente essa nomenclatura, mas também podemos classificar os bagos de chumbo para cartucho em três grupos: chumbo fino (do chumbo 12 até o 1), chumbo grosso (do chumbo T até SG4) e balote ou projétil singular, o equivalente ao slug em inglês. Note que essa explicação acima é bem simplificada, visto o complexo universo das munições para armas longas de alma lisa. 
 
As numerações dos tamanhos de chumbo também são ligeiramente diferentes entre EUA e Brasil. Por aqui temos chumbo 12, 11, 9, 7 ½, 7, 6, 5, 3, 1, T, TTT, SG, SG1, SG4 e balote. Nos EUA a numeração é 10, 9, 8 ½, 8, 7 ½, 7, 6, 5, 5, 3, 2, 1, B, Air, BB, BBB, T, TT, F, FF, #4 buck, #3 buck, #2 buck, #1 buck, #0 buck, #00 buck, #000 buck, tri-ball e slug. Como visto, o padrão norte-americano é mais complexo (ou especializado) que o nosso. O processo de numeração desses bagos de chumbo também segue um padrão arcaico semelhante aos calibres de espingardas: quanto maior a numeração, menor o diâmetro do bago de chumbo. Assim, por exemplo, o nosso chumbo #12 tem 1,25 mm e o chumbo #1 4,0 mm. A partir do chumbo T (5,0 mm), os bagos de chumbo são nomeados por letras e números. Porém, os diâmetros continuam progressivos até o SG4 (8,8 mm), antes de serem monolíticos ou singulares (balotes).
 
Parece ser complicado? Mas é complicado mesmo! Cartuchos são uma das formas mais antigas de munição e guardam na sua evolução muitas normas e conceitos desenvolvidos por países diferentes e situações diferentes. Daí essa aparente complicação.
 

______________________
LEITOR PORTAL DO TIRO
RUI RODRIGUES

_____________________________
COLABORADOR PORTAL DO TIRO
Um dos autores do livro "Manual Prático de Recarga de Munições"
ZECA MATHIAS


DESCONTO EXCLUSIVO

OLGun

TEES BRAZIL

WYPYCH TRAINING - CURSOS DE TIRO

Revista Magnum

 

 

ANUNCIE AQUI